O Scup, ferramenta de monitoramento de redes sociais, acaba de divulgar a 5a. edição do seu estudo “Horários Nobres das Redes Sociais”, que analisou a frequência e os horários de publicação em mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Desenvolvido com base em 170.708.117 posts monitorados pela ferramenta em 2014, o estudo identificou o comportamento da audiência em cada canal social separado por dias das semana, horários e um comparativo entre essas duas variáveis.

Na análise desta edição, 50,7% dos posts analisados foram do Facebook, 46,1% do Twitter e 3,2% do Instagram. Os dados e análises apresentadas mostram o aumento de publicações no último ano e a tendência é que esse número continue crescendo. Em 2014, foram 97% mais posts nas redes sociais do que em 2013. Na última edição foram mais 86 milhões de posts analisados.

Facebook
Os dias que antecedem o final de semana não são mais o momento preferido para interagir na maior rede social do mundo. Nesta edição, quinta e sexta-feira perderam o posto para terça e quarta, responsáveis, cada uma, por 15,9% do volume de menções. O pico de menções também seguiu essa linha e foi na quarta-feira das 11h às 12h com 801.053 posts.

Estudo mostra melhores dias e horários para postar nas mídias sociais

Twitter
Apesar do final de semana ter uma queda no volume de menções, o domingo a noite aparece como um dos momentos preferidos pra tweetar. Começando às 16h, horário dos jogos de futebol, o número de postagens cresce exponencialmente até as 23h. Na sexta-feira o movimento é contrário, afastando os usuário da rede social a partir das 19h.

Estudo mostra melhores dias e horários para postar nas mídias sociais

Instagram
A rede social foi a que mais cresceu em número de postagem, com um volume de 235% a mais em comparação a 2013. O padrão da rede social de ser mais ativa nos finais de semana se mantém, com um pico de menções nas sextas, das 19h às 20h, com 45.151 menções.

Estudo mostra melhores dias e horários para postar nas mídias sociais
Faça o download do estudo na íntegra clicando aqui.