5 dicas para um maior engajamento nas redes sociais | Midiatix | Agência de mídias sociais
 

Engajamento é uma palavra que ainda suscita muitas dúvidas quando o assunto é Social Media.

De acordo com o dicionário Houaiss, a palavra tem origem francesa (engagement). No século XII, significava garantia por meio de documento ou dinheiro. Mais tarde, no século XX, o adjetivo engajado (engagé) passou a denotar comprometimento com algo, uma causa ou empenho.

Apesar do teor claramente político da palavra, em tempo de redes sociais, o termo engajar ganhou outro sentido. No Facebook, por exemplo, os usuários se engajam com o conteúdo na medida em que curtem ou compartilham determinado post. No Twitter, quanto maior é o número de retweets, maior é o engajamento.

Já disse em outro post que, apesar das métricas serem importantes, um bom conteúdo é primordial para manter e estimular o engajamento dos usuários nas redes sociais. A seguir, cinco dicas para melhorar a interação com seus fãs ou seguidores:

1) No Facebook ou no Twitter, preocupe-se com a qualidade dos posts e a frequência de atualização. Tente definir, por exemplo, um número de posts ou tuítes, em períodos diferentes do dia. Ferramentas gratuitas como o Social Bro calculam o melhor dia e horário para você tuitar;

2) No Facebook, faça perguntas abertas ou crie enquetes que estimulem a participação dos usuários. No Twitter, pense em promoções e sorteios. No microblog, é importante também responder às solicitações dos seguidores e às mensagens diretas;

3) Privilegie fotos e textos em detrimento de apenas textos. Levantamento recente realizado pela empresa Track Social mostrou que o engajamento é gerado, na ordem, por: fotos, enquetes e atualizações de status. Por último, estão vídeos e links;

4) Uma boa maneira de medir o engajamento no Facebook é acompanhar o Insights, ferramenta gratuita que a rede social disponibiliza aos proprietários de páginas. Métricas como “falando sobre isso” costumam fornecer importantes insights sobre o tipo de conteúdo que está sendo mais curtido, comentado e compartilhado;

5) Defina uma linha editorial clara para os posts: falar da sua própria empresa é essencial, mas amplie os assuntos, utilizando conteúdo de terceiros que tenham a ver com o que você está divulgando. Por exemplo, se você é uma importadora de bebidas, além de falar dos rótulos que importa, que tal dar dicas sobre que tipos de vinhos acompanham carnes e peixes? Ou seja, fale de seus produtos, mas crie posts que gerem conhecimento, informem ou simplesmente divirtam.

* Paco Llistó é jornalista, pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Casper Líbero (2005) e mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Há 10 anos, atua no jornalismo online, com passagem por diversas assessorias de imprensa, onde atendeu contas nas áreas de entretenimento, moda, educação e sustentabilidade. Atualmente, é CEO da Midiatix. Twitter: @pacollisto. Facebook: www.facebook.com/pacollisto

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